topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Religiosos » Senhora do Monte no Madeira Park

Devoção forte a Nossa Senhora da Luz

Texto e fotos: 
Carlos Morgadinho

 

Poster


Foram quatro dias de festividades em honra de Nossa Senhora da Luz, a padroeira da Ilha da Graciosa na Região dos Açores que este ano teve lugar, como já se vem realizando desde o início, há muitos anos atrás, na Igreja de S. Mateus, sita na zona da Old Weston Road e Rogers Road. Assim desde o dia 30 de Agosto a 3 de Setembro, foram dias preenchidos com festividades profanas e religiosas completados com tríduo de oração de preparação e missa solene, esta no domingo passado (dia 2) pelas 13.30 horas seguido duma procissão que percorreu várias ruas circunvizinhas da Igreja de S. Mateus, onde o pároco, André Grecki, outros sacerdotes e o bispo auxiliar da diocese de Toronto, William MacGrattan se incorporaram. Muita gente nos passeios do itinerário e umas largas centenas de fiéis acompanharam  este acto de fé e fervor a Nossa Senhora.

Além da imagem majestosa da Senhora dos Anjos transportada num andor outras imagens seguiam também como o Menino Jesus de Praga, Nossa Senhora de Fátima, S. José, Santo António de Lisboa, S. Mateus e pela primeira vez nestas cerimónias, a imagem de S. Expedito, adquirida e oferecida à paróquia pelo presidente da Comissão de Festas, José M. Bettencourt.

Muitas crianças trajando de anjinhos e de figuras Bíblicas como S. Lucas e S. Pedro, S. Bárbara, S. João Batista e S. Miguel Arcanjo, Coração de Maria e de Jesus, S. Mateus, Imaculada Conceição, S. Maria Goreti, S. Luís Gonzaga, de Nossa Senhora de Fátima e dos três pastorinhos bem como da Sagrada Família.

A Direcção da Comissão de Nossa Senhora da Luz da Igreja de S. Mateus

Como sempre as nossas bandas filarmónicas abrilhantaram estes dias tanto na procissão como nos apreciados concertos no coreto montado no recreio da escola católica adjacente à igreja. Assim as Bandas do Senhor Santo Cristo, Lira Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus, todas de Toronto, e Lira Portuguesa de Brampton mais a banda convidada de Nossa Senhora das Victórias, da freguesia de Santa Bárbara da Ilha de S. Miguel/Açores, que veio expressamente daquela região de Portugal abrilhantar as Festas do Senhor Santo Cristo na Cidade de Brampton de 7 a 10 de Setembro.

No sector de entretenimento, além das mencionadas bandas filarmónicas actuaram diversos artista da nossa comunidade dos quais destacamos Emily Melo, Tony Câmara, Amy Ventura, Mário Marinho, Henrik Cipriano e Lídia Sousa e os conjuntos Mexe-Mexe, Diego Gomes/More than Us (um talentoso grupo de jovens com música moderna) além dum grupo musical e de vozes que há três anos vem granjeando aplausos nas suas actuações na nossa comunidade e não só - o Grupo Coral e Intrumental Melodias de Sempre (cremos que está correto o nome) sob a batuta da maestra Maria José Martins e do solista Luís Palaio.

Nos espetáculos de sábado e domingo eram aos milhares o número de povo que lotava totalmente o recinto onde decorria o programa de entretenimento.

Na segunda-feira, estas festividades encerraram, com o programa totalmente virado para a Ilha Terceira, e claro a Graciosa, a ilha que muitos dizem ter mais afinidade com a Terceira. É que ao longo dos anos muitas mães graciosenses deram à luz nesta ilha devido à ausência de médicos de especialidade de ginecologia e obstetrícia  na Graciosa além do seu centro de saúde local não estar equipado para maternidade principalmente para os casos mais difíceis o que forçosamente obrigava muitas grávidas a deslocarem-se com frequência à ilha Terceira. Outro fenómeno era, tirando a lavoura e a pesca, a quase ausência de firmas que pudessem absorver o mercado laboral na ilha da Graciosa fazendo com que muitos nativos tivessem que "emigrar", chamamos-lhe assim, para a Terceira para ali exercerem as suas actividades na Base da Força Aérea das Lajes ou noutras firmas daquela ilha. Pois desta forma muita da cultura religiosa, e não só, da Ilha Terceira faz parte do calendário festivo graciosense como o Carnaval, o Pezinho de Bezerros, as cantorias e o Bodo de Leite que estão sempre presentes nas festas da Ilha da Graciosa.

Na segunda-feira (dia 3) após a Parada do Dia do Trabalhador, o Labor Parade, realizou-se a habitual despedida das festas em honra de Nossa Senhora da Luz, pelas 15 horas, com  a bênção, pelo pároco Grecki, do pão e do leite tendo a cerimónia sido acompanhada por um grupo de foliões do Espírito Santo e uns quantos tocadores, o Grupo dos Amigos da Comissão. Esta cerimónia cerimónia foi abrilhantada pelos cantadores João Rita e Ildeberto Ferreira. Seguiu-se uma sessão animada, no palco, com cantorias com aqueles dois atrás conhecidos cantadores, actuação da artista Lídia Sousa e finalmente as arrematações (ou leilões)  de ofertas de amigos e benfeitores. Estas festas encerraram após os sorteios.

Temos anotar o brilho e os milhares de pessoas presentes nesta festa que em Toronto veio à luz do dia apenas acerca de 20 anos atrás e é considerada, no presente, como uma das poucas que no nosso seio comunitário que no presente arrasta multidões.

Estão de parabéns os elementos que compõe a dinâmica Comissão de Festas de Nossa Senhora da Luz, e seus voluntários, cujo número ultrapassa os cinquenta, e que é encabeçada por José M. Bettencourt.  Queremos também, já que gostaríamos de destacá-los, deixar aqui registado o nome dos seus componentes: José M. Bettencourt, Ernesto Rego, David Miranda, José Cunha, José Tavares, Leonardo Ramos, João Melo, Rui Medina, Filomena Bettencourt e Cerino Fernandes.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Religiosos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007